Páginas

Visualizações de página

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Entrevista com Panzer


Tive a oportunidade de conversar com o Edson Graseffi e André Pars, respectivamente batera e guitarrista da banda de Thrash Metal, Panzer que muitos conhecem, mas temos gente nova como no meu caso conhecendo a cada dia mais o som da banda. Nesse entrevista o Edson e o André comentam um pouco sobre o inicio da banda, a motivação que fizeram que retornassem aos palcos, sobre a cena nacional e muito  mais coisas bastante interessantes. Confiram abaixo

Para conferir sobre o trabalho da Panzer confiram nos links abaixo:

http://www.panzermetal.com.br/
http://www.myspace.com/panzerbr
http://www.youtube.com/panzerbrazilianmetal
https://www.facebook.com/panzermetal


Gods of Metal: Contem sobre o surgimento da banda.

Edson: O Panzer surgiu como um trio em meados de 1991/1992. Eu, meu irmão Paulo já havíamos tocado em outras bandas desde 1986 e resolvemos montar o Panzer que deveria ser algo realmente pesado e com influenciais de bandas que estavam surgindo. Nós juntamente com o guitarrista Edson Biza fazíamos um som rápido e sujo, algo como o Kreator do começo de carreira, naquela época tocamos em todos os buracos do underground do underground pelo interior de SP, na região Bragantina, uma vez que morávamos em Mairiporã. Foi uma época difícil, pois não tínhamos grana para nada e investir em uma gravação ou instrumentos era algo complicado naquela época. Essa fase durou mais ou menos uns 2 anos, até que o Biza saiu da banda e nós conhecemos o André. Foi nessa época que eu e meu irmão resolvemos trazer a banda para São Paulo e fazer com que ela fosse notada na cena daqui. Assim, ainda como um trio, mas agora com o André como guitarrista gravamos uma demo produzida pelo Daniel Stiling, que era guitarrista do Avalon. Em pouco tempo fomos convidados a participar da coletânea chamada Electrical Tribes Vol. II. Era um lançamento em CD, coisa que estava começando por aqui no Brasil. A maioria das bandas novas de SP que eram ativas estavam naquela coletânea, então devido a isso, muitas portas começaram se abrir e fizemos shows por todo circuito da capital. Nesse período o meu irmão acabou se desligando da banda e eu e o André começamos a procurar novos integrantes, foi onde achamos o Elcio em um anuncio da Rock Brigade. Esse ponto em que o Elcio passa a ser vocalista do Panzer na minha concepção marca o final do ciclo inicial da banda e o começo de uma nova fase em nossa carreira.

GOM: Essa semana estava lendo uma noticia, na qual dizia que a banda Panzer, lendária do Thrash Metal dos anos 90, está pronta para voltar. Qual foi a motivação para voltarem a tocar?

André: O amor ao som pesado está muito forte dentro de cada um de nós. Após todos esses anos, chegamos a conclusão que agora era a hora de a banda voltar. Todos estão na mesma sintonia. Acredito que “algo”, que não sei explicar, nos juntou novamente.

GOM: Qual será a temática da banda ou vão manter as mesmas dos anos 90?

André: Respeitamos todo o passado da banda, mas temos que nos atualizar. Não acredito nesse lance de voltar o tempo, reviver uma época, etc... Passou, foi muito bom, mas o hoje é agora e é aí que vamos fincar nossa volta. Mas a nossa sonoridade sempre vai soar PANZER e isso não vai mudar e não vamos fugir disso. Só posso garantir que estaremos mais barulhentos e loucos do que nunca. Podem esperar!

Edson: Acho que estamos mais velhos, entendendo o mundo de outra forma, talvez surjam letras mais politizadas,mas é o processo de composição que vai dizer isso.


GOM: Quais são as influências da banda?

André: Essa resposta poderia ser longa, mas posso resumir dizendo que somos uma banda de Thrash, que ama Black Sabbath e Hardcore, mas que está aberta a novas sonoridades sempre. Só não abrimos mão do peso...isso não!

GOM: O que os fãs tanto os mais antigos quanto os mais novos podem esperar do retorno da banda?

Edson: Os fãs antigos podem esperar a mesma banda de antes com a mesma energia do palco e os fãs mais novos podem esperar algo muito pesado e feito por quem respeita muito o Metal e seu publico.

André:Shows pesados e insanos, lançamentos inéditos ainda pra esse ano e algumas surpresas...


GOM: Estão voltando com a formação original estou certo? Quais são os planos em relação como será feita a concepção de um novo álbum? E se vai rolar um vídeo clipe?

Edson: Da formação original temos eu e o André Pars, trouxemos para vocalista o Rafael Moreira que trabalhava comigo na outra banda e fechamos o posto de baixista a poucos dias com nosso brother o Rafael DM, que também é baixista do Devon.

Falar do novo álbum ainda é cedo, porque compor um álbum é um processo demorado e que traz mudanças dentro desse processo o tempo inteiro até que possamos chegar num resultado final. Com certeza já estamos pensando nisso,mas nesse momento nosso foco esta sendo em mostrar para as pessoas o material novo que estamos preparando e mostrar que a banda esta aqui viva e que tem muita lenha para queimar.


GOM: Com a tecnologia que temos hoje, com certeza fica mais fácil para quem não conhece a banda poder fazer o download de CDs, shows, mas na hora de comparecer em algum show não vai. Qual a opinião de vocês sobre esse fator polêmico?

André: Acho que a cena é feita pelas bandas e pelo publico. Quem reclama que a cena está ruim, que não há muitos lugares com shows etc...mas não comparece aos shows das bandas que gosta, está diretamente ajudando a só piorar a situação. Mas eu acredito que o publico de metal é fiel e o publico do Panzer sempre foi maravilhoso. Com certeza eles irão e mostraremos a eles, que valeu a pena...

Edson: Como o Andre disse o Panzer sempre foi uma banda que levou um ótimo publico em seus shows, mas ao mesmo tempo existe a questão cultural. Há um outro lado hoje que também deve ser analisado , é o fato de que as pessoas em geral tem mudado seus hábitos de vida preferindo ficar atrás do computador e vivendo virtualmente, eu não falo apenas do publico fã de Metal mas das pessoas em geral. Talvez isso tenha afetado não só apenas a frequência nos shows, mas a vida em geral.


GOM: Ultimamente estou percebendo que rola muita falta de respeito dos produtores (não generalizando) em relação ao público e ao próprio comprometimento com a banda. Qual é a forma de reduzir esse fator ou não existe?

Edson: Posso falar como membro de banda, a forma de se reduzir isso e eliminar essa situação, é trabalhar profissionalmente, se negando a pagar para tocar, o que é uma realidade entre muitas bandas no Brasil há anos. Se cada banda valorizasse seu trabalho como algo único e original e cobrasse um valor especifico por suas apresentações, os produtores aventureiros seriam eliminados automaticamente. Mas infelizmente isso não acontece, ainda tem muita gente que paga e toca e o publico engole essa historia toda como sendo algo natural.

André: Isso só acontece, pois há bandas que aceitam ser tratadas com menor valor. Com o Panzer isso não aconteceu e não vai acontecer. Simples assim. Acreditamos no nosso trabalho e damos duro pra oferecer shows e musica de qualidade. Tem coisas que uma banda não deve abrir mão. E respeito próprio é uma delas!!!!


GOM: Quais são as mídias sociais?

Edson: Hoje temos trabalhado muito pelo Facebook, que é uma grande ferramenta. Temos muitos sites especializados e rádios nos dando apoio, assim como webzines . Mas é sem nenhuma sombra de duvida que o trabalho feito pela Metal Media tem acrescentado muito em relação a nossa volta. Eles são extremamente profissionais e fazem com maestria o trabalho de colocar o nome da banda em evidencia.

GOM: Muito obrigado pela entrevista, queria desejar todo o sucesso no retorno da Panzer e o retorno de vocês será algo muito sensacional, tanto para os novos fãs quanto para os mais antigos. Poderiam deixar alguma mensagem para o público?

André: Eu agradeço demais poder participar desse espaço. Agradeço o seu respeito pela banda. Aos leitores digo sem medo de errar: Compareçam aos nossos shows e vamos fazer uma grande festa...

Edson: Ouçam Metal e abram suas mentes!!!!!

Nenhum comentário: